Quintas da Maria na Maria Granel

É verdade, estivemos na Maria Granel!


Foi com enorme prazer que lá estivemos na passada quinta-feira, dia 25 Janeiro.


Uma das grandes ameaças ao ambiente da nossa sociedade, do nosso tempo, é a utilização excessiva do plástico e dos descartáveis. Não nos referimos só à louça descartável, que usamos de vez em quando, mas também aqueles itens do dia-a-dia, que usamos apenas uma vez. Os sacos do supermercado, as embalagens dos alimentos, as palhinhas, os cotonetes, a película aderente, as embalagens dos detergentes e dos cremes…

Por falar em detergentes e cremes, estes trazem-nos a um segundo tópico: a quantidade de substâncias químicas nocivas com que estamos em contacto todos os dias. São substâncias que, por este ou aquele motivo, são colocadas em todos os produtos produzidos em massa e que usamos todos os dias, desde o gel de banho, ao produto para limpar o pó, passando pelo batom e água de rosas!


Para ajudar a combater estas questões, cidadãos comuns de todo o mundo começaram a organizar movimentos e grupos com o objectivo de reduzir a quantidade de lixo que produzimos, aumentar o tempo de vida dos objectos que usamos e redescobrir as receitas naturais e saudáveis que nos nossos avós usavam para produzir em casa a maioria dos produtos necessários para levarmos uma vida mais livre de substâncias tóxicas.


Foi neste sentido, que a Tutisfore, pela sua missão de sensibilização ambiental, se juntou à Maria Granel, pela sua missão de ajudar na redução de lixo e desperdício através das compras a granel, para mais uma sessão das “Quintas da Maria”.

Fizemos uma demonstração de algumas receitas de produtos de limpeza da casa, higiene pessoal e cosmética natural caseiros, com produtos que provavelmente a maioria de nós costuma ter em casa.


Foi uma experiência super positiva, de que não nos vamos esquecer! A sala estava cheia de pessoas interessadas nestes temas, algumas com mais e outras com menos experiência na área, e, assim, se criou uma conversa, uma troca de ideias e experiências, com a qual todos aprendemos algo de novo. Obrigada a todos os que lá estiveram connosco, a partilhar ideias e soluções para um futuro mais sustentável, porque, afinal, como diz o nosso slogan, é preciso conhecer para proteger!


Resta-nos agradecer à equipa da Maria Granel, por nos terem recebido tão bem e feito sentir tão à vontade, obrigada Eunice, Filipa e Raquel!



Limpeza da casa


Desinfectante all-purpose

1. Misturar num frasco (spray): 

- 500 ml água;

- 500 ml vinagre (vinho branco ou cidra);

- 7 folhas de salva;

2. Guardar num armário durante uma semana para macerar.


Limpa fornos

1. Misturar uma parte de bicarbonato de sódio com uma parte de água até formar uma pasta;

2. Aplicar no forno e deixar actuar durante uma hora;

3. Esfregar com uma escova e passar um pano para retirar a pasta.



Higiene pessoal


Desodorizante

1. Misturar: 

- 4 c. sopa de óleo de côco;

- 2,5 c. chá de bicarbonato de sódio;

- Algumas gotas de óleo essencial (opcional).


Elixir

1. Ferver: 

- 2 chávenas de água;

- 2 colheres de chá de folhas de alecrim secas;

- 4 cravinhos;

2. Filtrar para o recipiente a usar.



Cosmética Natural


Tónico facial

1. Misturar: 

- 0,5 c. chá de vinagre de cidra (ou 1 c. chá para peles oleosas);

- 1 c. sopa de água filtrada ou destilada.


Esfoliante corporal

1. Misturar:

- 1 parte de aveia triturada;

- 1 parte de açúcar mascavado;

- 1 parte de óleo de côco.